Outros

"Cartas de Tarot"

de 04/07/2017 00:00 a 31/08/2017 00:00

Exposição de Pintura da artista Lira Keil patente no Museu Municipal de 04 a 31 de julho - prolongamento da exposição até 31 de agosto

Maria LIRA dos Passos Freitas Pereira Keil Amaral

 

Nasceu no Funchal, Madeira, a 7 de setembro de 1937.

Faz o Curso Geral de Escultura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde é aluna do Mestre Leopoldo de Almeida, e de António Duarte.

Fora da Escola trabalha durante dois anos no atelier do Escultor Jorge Vieira, como aprendiza, quando este preparava a sua participação na exposição Internacional de Bruxelas. Aprende com ele a trabalhar o barro.

Casa com o pintor António Areal e inicia um período de 9 atribulados anos: Paris, Londres, Bruxelas, Óbidos, Brasil, Funchal – três Filhas, Exposições, mudanças.

A estes seguem-se 5 anos de viagens como Guia Turística da American Express.

Casa novamente e quando, em 1978, vai para Moçambique com o seu Marido e os sete filhos de ambos, é convidada a participar na organização da Escola de Artes Visuais de Maputo onde, durante 6 anos, leciona e recomeça a desenhar.

Faz ali uma Exposição de Desenhos, na Associação Cultural da Casa Velha.

Regressa a Portugal em 1984. E dedica-se ao ensino, tanto em projetos inovadores, como o Chapitô, em Lisboa, ou a atividades do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Loures.

Em 1994 mudam-se para Canas de Senhorim onde, aos poucos, têm vindo a concretizar algumas das Utopias de ambos: pequenos programas que descentralizem a Cultura.

Recomeça a desenhar.

Em junho de 2001 realiza, na Galeria “As Casas do Visconde”, em Canas de Senhorim, a exposição de desenhos “Saudades de Moçambique”.

Esta Exposição é, de certo modo, pegar na ponta que ficou suspensa em Maputo.

Leciona Artes Visuais nas Escolas EB2/3 de Nelas e de Canas de Senhorim até 2005.

Em novembro de 2014 volta a expos na mesma Galeria, aguarelas, conjuntamente com as artistas têxteis Teresa Norberto e Adelina Silva.

Em 2016 expõe na galeria da Associação 25 de Abril, em Lisboa, uma série de desenhos aguarelados intitulada “Cartas de Tarot”.